sábado, 10 de dezembro de 2011

ÍNDIOS DE ALTAMIRA DECIDEM AFASTAR ATUAL COORDENADOR.


Insatisfeitos com a política adotada pela FUNAI de Altamira, através da coordenação do servidor FABIO AUGUSTO NOGUEIRA RIBEIRO, indígenas de várias etnias da região do Xingu, tendo á frente os Xikrin, exigiram da Presidência da FUNAI, o afastamento do servidor, decisão que já foi acatada pela presiência através da portaria de exoneração, datada de 09/12/11.
Entre os motivos da revolta dos indígenas destaca-se a inabilidade da coordenação na implementação de ações junto á Norte Energia. Os índígenas reclamam que a FUNAI tem dificultado para que as compensações relativas á Hidrelétrica de Belo Monte, sejam efetivamente implementadas na aldeias, o que causou insatisfação geral em quase a totalidade das aldeias.
A grande maioria dos indígenas da região apoiam o projeto de construção da hidrelétrica, entretanto querem que as melhorias prometidas, sejam agilizadas nas aldeias. Para haver uma sintonia de ações e consequentemente, efetivação dessas compensações, é necessário que FUNAI e NORTE ENERGIA trabalhem em parceria, o que não vinha ocorrendo com a administração local. Os índios aguardam que a presidência acate a indicação do nome de um servidor que será escolhido pelos próprios indígenas.

Fonte: http://caetanearaltamira.blogspot.com/2011/12/indios-de-altamira-decidem-afastar.html

Veja outras matérias neste link: http://caetanearaltamira.blogspot.com/2011/11/indios-funai-vive-seu-pior-momento.html?

Nenhum comentário: