sábado, 10 de dezembro de 2011

Índios Zo’é hospedam-se em hotel cinco estrelas em Santarém


Para quem se hospedou na semana passada num dos mais famosos hotéis de Santarém, o Barrudada, ganhou como brinde o encontro com quatro representantes da etnia Zo’é, que a FUNAI sempre divulgou viver “isolada” na selva amazônica.

Segundo pessoas que estiveram com eles, estavam acompanhados de um representante do Departamento de Índios Isolados e Recém Contatados da FUNAI (DIIRC), o sertanista Antenor Vaz, Dr. Ericki Jimenis, membro da ONG Amazoé e de um dos funcionários que cuida da estrutura da Frente Etnoambiental Cuminapanema. Mas de acordo com outras informações, estavam também ali a antropóloga Belga, Dra. Dominique Gallois e a Prof. Ana Suely Cabral, entre outros.

Segundo declaração dos próprios indígenas, vieram a Santarém para adquirir armas de fogo e outros objetos que até então foram privados de possuírem enquanto mantidos isolados. Só não se sabe quais são os critérios adotados pela Funai para a introdução deste tipo de arma nessa comunidade e quem está financiando a compra desses elementos.


Diante disso, o que pode se perceber é que o discurso de que os Zo’é são um povo isolado e estão felizes nesse status já não mais se sustenta. Se esses indígenas se hospedam em hotel 05 estrelas e vieram à cidade buscar até armas de fogo, com certeza já não querem mais viver na idade da pedra como muitos sertanistas e alguns acadêmicos advogam.

Cabe agora à FUNAI e a ONG Amazoé, registrar oficialmente que elas mesmas estão promovendo a integração desse grupo e os motivos porque impuseram por tantos anos esse isolamento.

Um comentário:

Jabesmar disse...

E quem disse que é preciso ser coerente? A ideologia justifica tudo não é senhores antropólogos e acadêmicos que querem manter seus zoológicos particulares de seres humanos?